Destaques

 

 

Notícias sobre o Montijo

O que há de novo no Observatório

Áreas temáticas

Inquérito em Curso

Sabe o que é o Orçamento Participativo?
 

O Observatório

LEIA A PROPÓSITO...

em Agenda

Perfil Institucional
Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Alfreda Cruz   
Terça, 20 Outubro 2009 00:00

A escolha do Município do Montijo para parceiro do CFCUL no lançamento da experiência piloto do Projecto C&SC , partiu da análise de conteúdo da informação institucional dos Municípios da Área Metropolitana de Lisboa pela equipa de investigação do CFCUL, a qual relevou  a  comunicabilidade  virtual, uma vez que o horizonte de referência do Projecto é o da Cidadania e Desenvolvimento no Território Web.

A equipa ponderou assim as variáveis de observação acessíveis a qualquer observador através dos links que do Portal do Concelho, com ligações a todos os da área Metroplitana remete para o Mapa do site web de suporte à orgânica funcional do Governo municipal  e ao arrolamento dos Projectos assumidos pela  Autarquia, passando pelo link da wikipédia, através do qual se reconhece tal ferramenta como básica na identificação dos aspectos mais relevantes da memória social assumida pelo Concelho e pelo de acesso ao CIG, devidamente provido das ferramentas virtuais que permitem observar virtualmente a inserção territorial do Concelho à escala regional e à da globalização sem limites  do espaço geográfico. Também o link de acesso à Carta Funcional da Cidade e ao Guia de Recursos essenciais do Concelho mobilizados pela Autarquia.

Convidada, perante tal quadro, a assumir-se como Entidade de Incubação do Projecto de Cidadania-social que toma como core o Observatório do Cidadão inserto neste site, a Câmara Municipal do Montijo deliberou por unanimidade em Setembro de 2007 por proposta da sua Presidente assumir os desideratos implicados no Protocolo com o CFCUL   subscrito  e publicamente assumido, quer imediatamente através da Comunicação Social da Região de Montijo/Alcochete, quer diferidamente perante o Auditório  académico reunido na Fundação da Faculdade de Ciências em 15 de Julho de 2008 na sessão de Lançamento das primícias do Observatório do Cidadão. O enfoque na relevância atribuída ao fomento da participação cidadã  no contexto das dinâmicas da  apropriação/produção do conhecimento que faz parte dos compromissos da liderança recentemente reconduzida por via eleitoral à governação do território do Concelho integra-se na mesma postura de governação dialogante e inclusiva, perfil em que o Município tem vindo paralelamente a investir uma actividade fulcral, através dos mais emblemáticos do seus Projectos na área social.

Entretanto, os desideratos do funcionamento da Parceria CMM/CFCUL têm sido assumidos através de duas linhas mestras: o financiamento da produção e administração da plataforma informática do presente site; e o lançamento de uma Bolsa de Recursos Humanos destinada à adequação de perfis profissionais de trabalhadores autárquicos ao referencial de mediadores do Conhecimento junto de cidadãos interessados em desenvolver competências eficazes no acesso à informação e na sua própria habilitação para a  participação cidadã.

A formação-acção de trabalhadores da Autarquia, em regime parcial e em registo informal, a jusante do referido lançamento envolve desde o ano presente a organização de um Gabinete adhocrático, com programa de enquadramento assegurado pelo CFCUL. Cabe a essa bolsa de recursos humanos a produção do sector do site que esta página introduz. 

atualizado em Quarta, 03 Julho 2013 10:40
 


O Cidadão do Montijo e a "WWW"

Páginas e blogs dos internautas do Montijo dedicados à nossa cidade ou com textos, fotografias e temas sobre o Montijo. Participe enviando-nos o endereço da sua página para cidadaniamontijo@gmail.com.

 

Se é utilizador duma rede social, pode seguir-nos na que lhe merecer adesão

                             facebook    twitter