Destaques

 

 

Notícias sobre o Montijo

O que há de novo no Observatório

Áreas temáticas

Inquérito em Curso

Sabe o que é o Orçamento Participativo?
 

O Observatório

LEIA A PROPÓSITO...

em Agenda

A Corresponsabilidade
O Território da Corresponsabilidade PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Admin Oc Montijo   
Quarta, 15 Julho 2009 00:00

Origens e conceito: A coesão social é, segundo a estratégia da coesão social do Conselho da Europa, a capacidade da sociedade assegurar o bem-estar de todos e evitar disparidades. Esta definição simples e clara tem um significado profundo, dado que ela situa os direitos humanos, ou seja o direito ao bem-estar de cada um nas suas diferentes dimensões, como o objectivo superior da sociedade.

Considerando que a capacidade de garantir o bem estar tem que ser construída a nível da sociedade, esta definição afirma a ideia da co-responsabilidade dos diferentes sectores da sociedade

 O conceito de coesão social opõe-se à ideia de que a luta contra a exclusão social e a pobreza são responsabilidade única dos poderes públicos, ou das pessoas atingidas e de instituições especializadas. Antes pelo contrário, é um problema de sociedade e é precisamente implicando todas as partes (poderes públicos, ONGs, empresas, ricos e pobres) que se poderá construir uma sociedade coesa.

 Assim, poder-se-à falar de co-responsabilidade para o bem-estar de todos, incluindo das futuras gerações, se o bem-estar destas últimas for igualmente tido em conta, através da preservação e o enriquecimento dos recursos que serão necessários ao seu bem-estar. Assim é feita ligação entre coesão social e desenvolvimento sustentável.

 A construção de uma co-responsabilidade de todos funda-se em primeiro lugar no nível local ou regional. È de facto com a proximidade que se constroem os laços sociais de solidariedade e o confronto das responsabilidades de cada um. O papel dos poderes locais e regionais é central, podendo estes ser verdadeiros catalisadores desta construção.

 A co-responsabilidade pelo bem-estar de todos passa pela concertação entre os diferentes actores da sociedade. Sem diálogo, de forma a partilhar o objectivo comum de bem-estar de todos, como discuti-lo, dar-lhe forma, torná-lo mais concreto? A concertação é o cerne da coesão social: é através da concertação que se pode transformar este objectivo num plano de acção partilhado, definindo a partir daí os papéis e as responsabilidades de cada um, acompanhando a sua aplicação, avaliando-a, corrigindo-a, criando um processo de aprendizagem colectiva que gradualmente cria a possibilidade de assegurar o bem-estar de todos.

 A definição do bem-estar deve ser formulada pelos próprios cidadãos. Quem pode, de facto, estar mais bem situado dos que as pessoas para definir o que significa o bem-estar? Assim, o ponto de partida de um processo de co-responsabilidade para o bem-estar de todos os cidadãos deve começar por interrogar os cidadãos sobre o que é o bem-estar, e o que significa viver bem em conjunto, no seu território.

 


O Cidadão do Montijo e a "WWW"

Páginas e blogs dos internautas do Montijo dedicados à nossa cidade ou com textos, fotografias e temas sobre o Montijo. Participe enviando-nos o endereço da sua página para cidadaniamontijo@gmail.com.

 

Se é utilizador duma rede social, pode seguir-nos na que lhe merecer adesão

                             facebook    twitter