Destaques

 

 

Notícias sobre o Montijo

O que há de novo no Observatório

Áreas temáticas

Inquérito em Curso

Sabe o que é o Orçamento Participativo?
 

O Observatório

LEIA A PROPÓSITO...

em Agenda

Representatividade Eleitoral PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Dora Leitão   
Sábado, 13 Outubro 2012 15:31

Como seria a nossa Assembleia da República se a sua representatividade fosse reduzida a 115 Deputados? Com os resultados obtidos nas últimas eleições legislativas, e mantendo-se o sistema eleitoral vigente como ficariam distribuídos os lugares em disputa?

Estabelecendo as seguintes condições de partida:

  • Sistema de listas fechadas e bloquedas;
  • Distribuição dos deputados por distrito de acordo com o definido na lei, ou seja, proporcionalidade relativamente ao número de eleitores por distrito segundo os cadernos eleitorais em 2011;
  • A conversão em mandatos é feita segundo a aplicação do método de Hondt.

Vejamos então sob a forma de gráfico a distribuição dos lugares na Assembleia da República com 115 lugares e 230 lugares.

115_Dep

230_Dep

 

Em termos percentuais a diferença seria a seguinte:

 

115_Dep_2

230_Dep_2

Em termos muito gerais a principal alteração, para além da redução do número de deputados para metade dos 230 actuais, prender-se-ia com um reforço relativo no número de deputados dos partidos mais votados em detrimento dos chamados partidos pequenos. Este reforço materializar-se-ia num "ganho" de 7 deputados para o PSD e de 5 deputados para o PS, e numa "perda" de 2 deputados para o CDS-PP, 2 deputados para o PCP-PEV e de 2 deputados para o BE.

Isto significa que a redução para metade do número de deputados não significaria uma redução equitativa para todos os partidos com representação parlamentar ficando os partidos mais votados com uma representação mais alargada em termos relativos, penalizando os partidos mais pequenos.

 

Créditos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_vota%C3%A7%C3%A3o

             CNE

 

atualizado em Quarta, 17 Outubro 2012 21:51
 

O Cidadão do Montijo e a "WWW"

Páginas e blogs dos internautas do Montijo dedicados à nossa cidade ou com textos, fotografias e temas sobre o Montijo. Participe enviando-nos o endereço da sua página para cidadaniamontijo@gmail.com.

 

Se é utilizador duma rede social, pode seguir-nos na que lhe merecer adesão

                             facebook    twitter