Destaques

 

 

Notícias sobre o Montijo

O que há de novo no Observatório

Áreas temáticas

Inquérito em Curso

Sabe o que é o Orçamento Participativo?
 

O Observatório

LEIA A PROPÓSITO...

em Agenda

Apresentação da Matriz Energética
Escrito por Gabinete do Esteval   
Sexta, 11 Junho 2010 19:22

Apresentação da Matriz Energética para os Concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete

 

O Observatório do Cidadão do Montijo, através do Gabinete do Esteval, mostrou interesse em participar na Apresentação da Matriz Energética para os Concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. A S.energia concordou com a nossa participação. No passado dia 28 de Maio a Equipa assistiu à referida Apresentação na Galeria Municipal do Montijo.

 

Na sessão de abertura, a Senhora Presidente da Câmara Municipal do Montijo referiu a Apresentação da Matriz Energética como um marco importante para os quatro municípios aderentes, uma vez que as medidas decorrentes dos objectivos ali propostos irão traduzir-se no futuro em ganhos de racionalidade financeira e económica e em ganhos de eficiência energética.

Salientou ainda que o Plano Nacional para a Eficiência Energética prevê a redução do consumo de energia em dez por cento até 2015, permitindo, se for alcançado, ultrapassar a meta da União Europeia.

A Senhora Presidente chamou a atenção para o facto de no âmbito de uma nova política energética, o Governo português pretender alcançar uma meta de 31% de energia proveniente de fontes renováveis até 2020, implementar o carro eléctrico em 2011, dez novas barragens, seis centrais de biomassa e muitas centenas de megawatts previstos em energia eólica e solar fotovoltaicas.

Foram ainda referenciadas algumas críticas de personalidades ligadas ao sector energético mas, sendo esta uma tendência europeia e as necessidades cada vez mais prementes de salvaguarda dos recursos para utilização das gerações vindouras, não concordando com a posição de que o Governo não deva apostar nas energias alternativas.

Referiu ainda que actualmente, a satisfação das necessidades energéticas do mundo assenta sobretudo na exploração dos combustíveis fósseis e a verdade é que estas necessidades têm vindo a aumentar, ao passo que as reservas se esgotam a um ritmo acelerado.

A Senhora Presidente, salientou a importância do Observatório do Cidadão e a presença de alguns dos seus membros na Apresentação, ao considerar o seu papel potenciador de novos comportamentos para uma melhor cidadania energética, dando como exemplo, calafetar portas ou janelas com fita adesiva de espuma, preparada para o efeito, permitirá gastar menos 5% de energia ou o facto de isolar as paredes, chão e tecto permitirá reduzir o consumo energético em 30% ou que ao instalar vidros duplos permitirá reduzir o consumo em mais 10%. Os cidadãos devem saber que 60% da energia dos sistemas de aquecimento é desperdiçada ao escapar para zonas que podem ser facilmente isoladas e que a utilização de computadores portáteis permite em relação aos restantes computadores um consumo de até menos 90% de energia.

Considerou ainda importante a abordagem de práticas de reciclagem ao alertar que os concidadãos precisam de saber que por cada tonelada de vidro reciclado poupam 1200 quilos de matérias-primas e 130 quilos de combustível e que por cada tonelada de papel reciclado se evitam o corte de 14 árvores, gastar 50 mil litros de água e dois barris de petróleo.

Terminou, referindo que com uma definição clara de objectivos e uma matriz energética ambiciosa será possível nos próximos anos, a factura energética dos municípios e dos cidadãos apresentarem importantes descidas, com reflexos políticos na economia e nas finanças do país e de cada um dos municípios.

 

A S.energia é uma Associação de direito privado sem fins lucrativos, constituída pelos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Esta Associação iniciou a sua actividade em 01 de Junho de 2007 centrando-se esta essencialmente na Certificação Energética em Edifícios, Planeamento Energético, Iluminação Publica, Apoio Técnico aos Associados, Sensibilização para a Eficiência Energética, entre outras.

A S.energia, representada pela Drª Susana Camacho Ferreira, procedeu á apresentação da Matriz Energética. Este projecto surge na sequência da cada vez maior importância que a eficiência energética, as políticas energéticas comuns, o uso de energias renováveis e a utilização racional da energia, passaram a ter junto de decisores e cidadãos.

Foram essencialmente focados os dados mais relevantes dos concelhos através da matriz energética apresentada durante a sessão e, no caso particular dos comportamentos foi destacado o papel decisivo que os cidadãos podem ter no desenvolvimento da implementação das medidas a adoptar.

Num breve resumo, destacamos dos dados apresentados:

 

Caracterização física e climática dos concelhos envolvidos;

Caracterização sócio económico dos concelhos;

Caracterização energética dos concelhos;

Contabilidade energética;

Quantificação das emissões de CO2 e outros poluentes.

A energia é cada vez mais um bem escasso a preservar. Os recursos energéticos, numa óptica de sustentabilidade, são finitos. Temos de pensar nas gerações do futuro. Alterar comportamentos e criar responsabilidade individual, é o grande desafio. Daí a importância do Observatório do Cidadão em contribuir para formar melhores cidadãos, mais conscientes do seu papel e da sua capacidade de produzir soluções para o futuro.

Ver Matriz Energética

 

Créditos: Arnaldo Gonçalves

                Graça Bastos

 

 

 

Comentários (0)


Mostrar/Esconder comentários

Escreva o seu Comentário


busy
atualizado em Sábado, 10 Julho 2010 11:43
 

O Cidadão do Montijo e a "WWW"

Páginas e blogs dos internautas do Montijo dedicados à nossa cidade ou com textos, fotografias e temas sobre o Montijo. Participe enviando-nos o endereço da sua página para cidadaniamontijo@gmail.com.

 

Se é utilizador duma rede social, pode seguir-nos na que lhe merecer adesão

                             facebook    twitter